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Seu caminho para integrar os desenvolvimentos mais recentes da psicologia.

Curso com supervisão, ótima base teórica e os melhores professores do país.

Garantir minha vaga | Turma 2025

Curso ao vivo, online | 556 h/aula | Ênfase prática


Para quem quer aprender Terapia da Aceitação e Compromisso (ACT) e Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) sem perder de vista os princípios analíticos comportamentais.


Vagas abertas para turma 2025!

Coordenadora do Curso

Fátima Cristina de Souza Conte

Olá!


Quando criamos as primeiras versões desse curso, em 2013, nossa proposta era reunir uma série de (ótimos) professores para falar de um tema que ainda não era tão difundido no país. A ACT - Terapia da Aceitação e Compromisso e a FAP - Psicoterapia Analítica Funcional já eram conhecidas por uma parte dos terapeutas brasileiros, mas seu desenvolvimento e adaptação para o solo nacional ainda eram recentes. As duas propostas são da década de 1980, mas os primeiros livros da FAP em português, por exemplo, são de 2006.


Tenho mais de 40 anos de experiência como terapeuta e professora e, talvez, a chegada da chamada "3a onda" ou das "Terapias de Terceira Geração" tenha sido um dos pontos de maior avanço da psicoterapia e da Análise do Comportamento com um todo. Aos poucos, fomos estudando e nos maravilhando com as possibilidade das novas propostas, mas, claro, sem perder de vista as raízes da nossa Terapia Analítico-Comportamental (TAC).


Desde o início desse processo de integração das Terapias Contextuais, e com a ajuda incessante dos nossos professores, nossa preocupação maior tem sido entender e aproveitar o que há de novo nas Terapias Contextuais. Em que elas complementam os princípios que já conhecíamos da Análise do Comportamento? Como os avanços da Teoria das Molduras Relacionais (RFT), ACT, FAP, da Terapia Comportamental Dialética (DBT), Ativação Comportamental podem nos ajudar a aliviar o sofrimento dos nossos pacientes?


Parece difícil navegar por esse universo todo? Nossos mais de 10 anos de curso nos ensinam que, sim, é possível aprender a usar todas estas novas possibilidades e ferramentas. A cada turma, aperfeiçoamos um pouco dos nossos processos e implementamos novidades.


Vem com a gente! Onde mais você irá um corpo docente tão qualificado, aulas ao vivo, mais de 500 horas/aula e um semestres inteiro dedicado à supervisão?

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O que são as terapias contextuais?

As Terapias Contextuais, também nomeadas como Terapias de Terceira Geração ou Onda da Análise Clínica Comportamental, tem sido cada vez mais reconhecidas, como propostas altamente relevantes de enfrentamento ao sofrimento humano psicológico. Dentre elas, destacam-se, especialmente, a Terapia de Aceitação e Compromisso, ACT proposta por Hayes, em 1987 e a FAP – Psicoterapia Analítica Funcional, de Kohlenberg & Tsai, 1987, ambas apresentadas nesse mesmo ano por Jacobson, em Psychotherapists in Clínical Practice (N. Y. Guilford).


As Terapias Contextuais são Terapias Comportamentais, movimento que iniciou o estudo científico das práticas da psicoterapia e sempre preocupou-se em colher evidências, desde sobre a validade e eficácia da aplicação dos princípios básicos, relacionadas à determinação e manutenção do comportamento humano, até as mais avançadas e complexas propostas de intervenção clínica comportamental atuais, que, já consideram e incluem análise do papel de eventos contextuais, socioculturais verbais mais amplos, na composição e superação do sofrimento humano individual.


A Terapia Comportamental tem como base a filosofia e o conhecimento científico desenvolvido pelo Behaviorismo Radical. Seu objeto de estudo é o comportamento humano, entendido como a interação que se dá entre organismo e ambiente, num processo de determinação recíproca. A proposta é, desde o princípio, monista, não mentalista, evolucionista (selecionista), funcional e ideográfica. 

Quais as habilidades de um(a) terapeuta contextual?

  • Realizar análise funcional e identificar variáveis relevantes para cada caso
  • Integrar as terapias contextuais às demais propostas terapêuticas (1a e 2a geração das Terapias Comportamentais)
  • Amplitude a flexibilidade comportamental global
  • Entender e agir sobre processos aceitação, Desfusão, Self como Contexto, Contato com o Presente e Valores
  • Emprego da Relação Terapeuta-Cliente como instrumento específico de intervenção
  • Atender demandas e queixas de pacientes com os mais variados tipos de sofrimento.
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A diferença entre "bons cursos" e o iContinuum:

Conheça seus professores:

Fátima Conte

Coord. do Curso

Doutorado em Psicologia Clínica - USP

Daniel Assaz

Vice-Coord. do Curso

Doutorado em Psicologia Clínica - USP

Alessandra Villas-Boas

Doutorado em Psicologia Clínica - USP

Andreia Schmidt

Doutorado em Psicologia Experimental - USP

Bernardo Rodrigues

Mestrado em Psicologia (UFPA)

Camila M. de Melo

Doutorado em Filosofia - Ufscar

Claudia K. Bastos Oshiro

Doutorado em Psicologia Clínica - USP

Denis Zamignani

Doutorado em Psicologia Clínica - USP

Fernanda Gutierrez Magalhães

Doutorado em Psicologia - PUC SP

Helder Lima Gusso

Doutorado em Psicologia - UFSC

Jaíde A. Gomes Regra

Doutorado em Filosofia - Ufscar

Julio C.

de Rose

Doutor em Psicologia Experimental - USP

Kellen Escaraboto

Mestre em Análise do Comportamento - UEL

Marina Castana Fenner

Mestre em Psicologia - Ufscar

Luc Vandenberghe

Doutor em Psicologia - Université de l'Etat à Liège

Murilo N. Ramos

Mestre em Análise do Comportamento - UEL

Regina Wielenska

Doutorado em Psicologia Experimental - USP

Roberto Banaco

Doutor em Psicologia Experimental - USP

Simone

Oliani

Mestre em Análise do Comportamento - UEL

Victor Hugo Bassetto

Mestrado em Análise do Comportamento - UEL

Vera Regina Otero

ORTEC - Ribeirão Preto, São Paulo

Yara Ingberman

Doutorado em Psicologia Clínica - USP

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Como está planejado o curso?

O conteúdo programático da nossa formação abrangerá disciplinas fundamentais, garantindo que o preparo dos nossos alunos será o mais completo e competitivo de todo o mercado digital. Já são mais de 200 alunos formados!

Análise Clínica Comportamental (36h / aula)

● Análise do comportamento: bases filosóficas e científicas; processos e princípios básicos conceituais; questões éticas.

● Análise clínica comportamental: características básicas, objetivos da atuação, procedimentos básicos de intervenção e responsabilidades cotidianas.

● Paralelos entre a análise do comportamento e a análise clínica comportamental.

● Paralelos entre Behaviorismo Radical e o Contextualismo Funcional/Ciência Comportamental Contextual.

● A Constituição da Terapia Comportamental: da Modificação de Comportamento até o surgimento das Terapias da Terceira Geração ou Contextuais.

● Os Aspectos básicos, teórico-práticos das Terapias da Terceira Geração em foco: Terapia de Aceitação e Compromisso – ACT e a Psicoterapia Analítica Funcional - FAP.

● Pesquisas relacionadas.

Análise do Comportamento e Psicoterapia I (54h / aula)

● A Análise Funcional e a psicoterapia.

● O Responder Relacional e a Teoria das Molduras Relacionais (RFT) e suas implicações para a análise comportamental da cognição, da linguagem e para a psicoterapia.

● O desenvolvimento do Self e de acordo com a Análise do Comportamento.

● Reflexões Filosóficas Sobre Conceitos de Self na Perspectiva Analítico Comportamental e Implicações para a Intervenção Clínica.

Desenvolvimento de Valores e Psicoterapia Analítico Comportamental.


Objetivos: Discutir a avaliação e a Análise Funcional na Clínica Comportamental. Demonstrar a Múltipla Determinação do Comportamento, a interrelação e a sobreposição de possíveis determinantes. Discutir o responder relacional arbitrariamente aplicável (RRAA) e Teoria das Molduras Relacionais (RFT) e suas implicações para o desenvolvimento do self, de valores e de outros comportamentos humanos complexos e relevantes. Relacionar a RFT, o sofrimento humano e os processos propostos nas terapias contextuais, em especial , pela ACT e a FAP. Refletir sobre as questões filosóficas presentes na compreensão analítico comportamental de “Self”. Discutir pesquisas que dão suporte à RFT e o Responder Relacional Arbitrariamente Aplicável (RRAA).

Análise do Comportamento e Psicoterapia II

(63h / aula)

● A Terapia Analítico Comportamental – TAC.

● Habilidades terapêuticas envolvidas na condução do processo terapêutico analítico-comportamental individual.

● Relação terapeuta – cliente na Psicoterapia Comportamental.

● O Sistema Multidimensional para Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica (SIMCCIT).

● A Psicoterapia Comportamental em grupo. Habilidades do Terapeuta na atuação junto a grupos.

● Processos fundamentais da Psicoterapia Comportamental.

● A atuação em Terapias Contextuais com grupos.

● Modelos Experimentais e Psicopatologia.

● Extensão da análise de estudos com animais para compreensão do comportamento humano.

● Os resultados dos estudos experimentais e a compreensão da psicopatologia e definição das intervenções terapêuticas comportamentais.

● Os Transtornos Mentais descritos no DSM V e as categorias transdiagnósticas das Terapias Contextuais. Implicações para a pesquisa de evidências em psicoterapia.

ACT - Terapia de Aceitação e Compromisso

(63h / aula)

● Modelos de Formulação de Caso na Terapia da Aceitação e Compromisso (ACT): Hexaflex e Matrix e outros.

● O Responder Relacional Arbitrariamente Aplicável (RRAA) e da Teoria das Molduras Relacionais (RFT) para a ACT e a FAP. (acho que precisa rever)

● Classes Comportamentais de interesse na ACT, flexibilidade comportamental, a esquiva experiencial, a aceitação e tolerância emocional, valores; compromisso com a ação; literalidade, rigidez comportamental, fusão e Desfusão, atenção plena, Mindfulness entre outros.

● Instrumentos, questionários e estratégias de avaliação na ACT.

● Metáforas, Analogias e a ACT.

● Relação entre as avaliações realizadas na Terapia Analítico Comportamental (TAC) e as propostas pela ACT e a FAP.

● Estratégias Clássicas de Intervenção na ACT.

● Aplicação de ACT em várias queixas clínicas e Transtornos Mentais (DSM-V).

● Pesquisa de Evidências de Resultados na ACT.

● A formação do Terapeuta e habilidades para atuar com a ACT.

● Discussão de casos clínicos: integrando a ACT à demais outras propostas terapêuticas da Análise Clínica Comportamental.

FAP - Psicoterapia Analítica Funcional (81h / aula)

● A Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) - princípios e processos comportamentais.

● Comportamentos Clinicamente Relevantes do Cliente e do Terapeuta: CRBs ou CCRs, Ts e Os.

● As Cinco Regras para o terapeuta atuar na FAP – Observar, evocar, consequenciar, observar o efeito sobre o comportamento do cliente e promover as interpretações.

● Classes comportamentais com foco especial na FAP: self, intimidade, vulnerabilidade, expressividade emocional, auto exposição, compaixão, reforçamento, validação, valores, entre outros.

● O modelo ACL – Amor, Coragem e Consciência.

● Estratégias clínicas para identificar, evocar, eliciar, consequenciar os CRBs e avaliar resultados;

● A formulação de casos clínicos na FAP.

● FIAT - Functional Idiographic Assessment Template System e o FASIT - Functional Assessment of Skills for Interpersonal Therapists.

● A Formação do Terapeuta que atua com a FAP.

● Pesquisas de evidência na FAP .

● Discussão de casos clínicos.

ACT, FAP e Outras Propostas de Terceira Geração (54h / aula)

● A Terapia Mindfulness: descrição, aplicações e evidências. Formação do terapeuta.

● As habilidades de mindfulness e de atenção plena e a ACT e a FAP.

● Estratégias para a prática de Mindfulness

● A DBT - Terapia Comportamental Dialética. Descrição, aplicações e evidências. Formação do terapeuta.

● A relação entre a DBT, a ACT e a FAP.

● A Terapia de Ativação Comportamental (BA): descrição, aplicações e evidências

● Relações entre a Ativação Comportamental e a ACT e a FAP.

Intervenção Clínica Com ACT e FAP junto a Crianças, Adolescentes e Pais (54h / aula)

● A Terapia Analítico-Comportamental Infantil (TACI), objetivos, estratégias, recursos e agentes envolvidos.

● A importância de intervenções abrangentes que abarquem múltiplas variáveis relevantes para cada caso clínico.

● Pais/ cuidadores e filhos/ crianças e adolescentes na TACI.

● Estratégias de manejo de diferentes queixas ou dificuldades encontradas durante o atendimento.

● RFT (Teoria das Molduras Relacionais), RRAA e o Desenvolvimento de Habilidades Sociais e outras Classes comportamentais relevantes para a evolução da criança e do adolescente.

● Avanços ocorridos desde as primeiras estratégias de intervenção na Modificação de Comportamento até as Terapias Contextuais, especialmente a FAP e a ACT.

● Pesquisa sobre evidências na aplicação da FAP e da ACT junto a crianças, adolescentes e seus pais ou cuidadores.

● Formulação de caso clínico.

Intervenção Clínica Com ACT e FAP junto a Casais (54h / aula)

● A Análise Clínica Comportamental e a Terapia de Díades.

● Análise funcional e as questões relacionadas a critérios de escolha dos parceiros e suas consequências para o relacionamento.

● Os vários problemas e queixas apresentadas na terapia de casais e estratégias de intervenção.

● Terapia Integrativa de Casais.

● A ACT e a FAP e a terapia de casais.

● A formação do terapeuta que trabalha com díades/casais.

● Pesquisas sobre evidências da realização da ACT e da FAP junto a casais/díades.

Supervisão Clínica (105h / aula)

Serão realizados 10 encontros quinzenais de supervisão grupal on-line, que deverão ocorrer às sextas-feiras (das 19h00 às 21h00) ou conforme disponibilidade do supervisor e dos alunos.


● Desenvolvimento de Habilidades para atuação clínica em Terapias Contextuais, com ênfase na ACT e na FAP

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Roteiros de Leitura e bibliografia indicada

Todas as disciplinas contam com atividades prévias para nivelar conhecimentos e preparar para as aulas ao vivo.

Suporte Técnico e Pedagógico

Nossa equipe dispõe de uma proporção de menos de 8 alunos por pessoa. Além da coordenação, alunos tem o apoio da equipe acadêmica e monitores.

Interação e Comunidade

Turma online não precisa ser turma dispersa! Nossa estrutura conta com os mais avançados softwares de transmissão ao vivo, ambiente virtual, feedbacks e interação. Além, claro, de um grupo de whatsapp super animado.

Certificação

Cursos reconhecidos pelo MEC e pela comunidade de analistas do comportamento do Brasil. Não é à toa que a maior parte dos nossos alunos chega por indicações de outros alunos e professores.

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PARA QUEM É ESSA FORMAÇÃO?

Para quem é completamente iniciante, acabou de sair da graduação e precisará, inclusive, de uma base um pouco mais robusta de análise do comportamento.

Para quem já tem alguns anos de carreira e já tem uma certa experiência clínica, mas sente que ainda precisa conhecer novos recursos e aprimorar habilidades.

Para quem já é experiente, mas conhece pouco de terapias contextuais e sabe que o caminho para uma prática cada vez melhor é a formação contínua do terapeuta.

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Sua inscrição dá acesso a:

Sua inscrição dá acesso a:

  • 500+ horas/aula de curso
  • Interação com respeitos professores do Brasil
  • Certificado válido pelo MEC
  • 15 dias para rever as gravações das aulas
  • 100+ horas de supevisão
  • Materiais complementares de todas as disciplinas
  • Suporte técnico e pedagógico
  • Roteiros preparatórios de leitura
  • 500+ horas/aula de curso
  • Interação com respeitos professores do Brasil
  • Certificado válido pelo MEC
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  • Materiais complementares de todas as disciplinas
  • Suporte técnico e pedagógico
  • Roteiros preparatórios de leitura

Por 24x de:

R$672,00

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O que dizem nossos alunos:

Andréa Rodrigues Viana

O curso foi muito para além de qualquer expectativa que eu tenha criado. Um curso muito especial, bem cuidado, elaborado e oferecido. Eu o faria novamente por amor! E por mais e mais conhecimento!

Carolina da Rocha Toledo Rossi Leite

A indicação do curso veio por uma profissional que admiro e confio. Já estava com a expectativa de melhorar minha teoria e prática. Contudo, vivenciar o curso, assistindo as aulas, conhecendo os professores, ouvindo os colegas, fazendo os exercícios das aulas, participando da supervisão, trabalhando no relatório final e enfim me trouxe um misto de sensações, pois foi muito desafiador e me gerou medos e inseguranças, mas muito prazeroso e motivacional. Com certeza superou minhas expectativas: exigiu enfrentamentos e me trouxe aprendizado teórico e prático. Posso afirmar que estou mais segura profissionalmente.

Vania Alves de Melo

Que curso!!! Sem sombra de duvida, o curso foi essencial na minha vida pessoal e profissional. (...) Na minha prática clínica as intervenções têm dado muito certo, recebi vários feedbacks, e isso também é muito bom. Gratidão por esse curso maravilhoso.

Elizabete Amaral

O curso é realizado por profissionais excelentes, aulas envolventes e ricas em experiências técnicas dos profissionais. O curso também foi um divisor na minha prática clínica, com um aprendizado completo. Só tenho a agradecer a cada um dos professores pela dedicação e carinho com que conduzem o curso e excelência ao trabalho comprometido com o crescimento profissional consistente de cada aluno.

Luciana Paula Esmério da Silva

O curso me abriu muito a mente para pensar além das tradicionais abordagens da Psicologia e como as da terceira geração se complementam. Me identifiquei muito com ambas e adotarei-as para meu perfil profissional, como também pessoalmente. Algumas aulas foram verdadeiros momentos de autoconhecimento.

Daniele Macedo

A experiência de realizar o curso foi muito positiva em minha vida pessoal e profissional. Aprender mais sobre a prática clínica com professores tão capacitados, melhorou muito meu desempenho enquanto terapeuta.

Marcela Morais

Curso ótimo! Já havia feito outro curso de pós-graduação, mas achei muito básico. O curso de vocês foi transformador não só na minha prática clínica, mas na minha prática enquanto professora de disciplinas da clínica.

Nathalia Santos

Sensação de acolhimento e liberdade de expressão. O cuidado dos professores e da equipe proporciona ao aluno uma aquisição de conhecimento praticamente terapêutica. (...) Essa oportunidade me forneceu maior segurança e instrumentos para a prática clínica. Agradeço sinceramente

Perguntas Frequentes:

A quem esse curso se destina?

Psicólogos e analistas do comportamento.


Quanto tempo dura o curso?

O curso tem duração total de 3 semestres (18 meses).


Qual o investimento necessário para fazer o curso?

O curso pode ser pago de 3 formas:

  • 24x de 672,00
  • 10x de 1.532,00
  • 14.515,00 à vista


Primeiro boleto no ato da matrícula e demais a partir de fev/2025.


Quando acontecem as aulas?

Serão no mínimo 22 encontros entre março e dezembro de 2025, geralmente aos sábados entre 08h30-12h00 e 13h30-16h00. Além disso, o que acontece a cada final de semana é também gravado e posteriormente disponibilizado para os alunos, de forma que cada um tem 15 dias para revisar todo o conteúdo. No terceiro semestre do curso começam os encontros de supervisão – 10 encontros entre fevereiro e maio de 2026.

O curso tem Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)?

O TCC não é obrigatório, mas disponibilizamos professores para orientar alunos em suas pesquisas acadêmicas, caso seja de seu interesse.


O curso é presencial, em Londrina/PR?

Não, todo o curso é feito online, via plataforma Zoom.


Como funciona a aula online?

Durante a aula os alunos que assistem via web têm acesso ao vivo a tudo o que estiver acontecendo na sala e também aos slides que estiverem sendo exibidos pelo professor. Além disso, através de um chat ou usando o microfone, você consegue mandar e responder perguntas.


Posso assistir às aulas gravadas?

Os encontros ficam gravados por 15 dias para que você possa revisar o conteúdo de cada encontro.


O curso é reconhecido pelo MEC?

Sim, clique aqui para ver o cadastro no e-MEC.


Instituto Continuum

Rua João Cândido, 1395 Londrina/PR

(43) 3029-9512 CEP: 86010-001

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