Curso ao vivo, online | 540 h/aula | Ênfase prática
Equipe composta por doutores e mestres com comprovada prática em psicoterapia e ensino. Oportunidade única para o desenvolvimento de suas habilidades para a prática clínica.
Vagas abertas para turma 2025!
Coordenadora do Curso
Yara K. Ingberman
Olá!
O Curso de Especialização em Terapia Analítico-Comportamental oferece um treinamento intensivo com foco no desenvolvimento das habilidades terapêuticas, assentada em base teórica sólida. Em pequenos grupos, você receberá supervisão direta em todas as sessões de atendimento a um caso real, garantindo um aprendizado prático e personalizado.
Desenvolva suas competências como terapeuta com o apoio de professores altamente qualificados e com a oportunidade de aplicar seu conhecimento na prática desde o início da sua formação.
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A TAC – Terapia Analítica Comportamental foi desenvolvida no Brasil e tem suas raízes na Análise do Comportamento e no Behaviorismo Radical. Essa proposta surgiu a partir de conceitos estudados em laboratório, pesquisas aplicadas e intervenções realizadas em clínicas com pacientes.
Ela se baseia na ideia de que o paciente é um agente ativo no seu próprio processo terapêutico. O objetivo é analisar a relação entre o que o paciente (ou cliente) faz e o ambiente em que ele vive, ajudando-o a identificar quais comportamentos são mais ou menos adaptativos. Isso é feito através da análise das consequências reais desses comportamentos e da função que eles desempenham na vida do indivíduo.
A TAC possibilita que o cliente aprenda a observar seus próprios comportamentos e eventos de vida, buscando ativamente soluções objetivas. Além disso, essa abordagem promove mudanças rápidas em comportamentos disruptivos, permitindo que clientes aprendam comportamentos funcionais e adaptativos de forma eficaz.
Coord. do Curso
Doutorado em Psicologia Clínica - USP
Vice-Coord. do Curso
Mestrado em Psicologia - UFPR
Doutorado em Psicologia Clínica - USP
Doutorado em Psicologia Experimental - USP
Mestrado em Psicologia (UFPA)
Doutorado em Psicologia Experimental - USP
Doutorado em Filosofia - Ufscar
Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente - UFPR
Doutorado em Psicologia Clínica - USP
Doutorado em Psicologia - PUC SP
Doutorado em Psicologia - UFSC
Mestre em Análise do Comportamento - UEL
Doutor em Psicologia - Université de l'Etat à Liège
Doutora em Psicologia Clínica - USP
Doutorado em Psicologia Experimental - USP
Doutor em Psicologia Experimental - USP
Mestrado em Análise do Comportamento - UEL
Todos os alunos passam por uma etapa de supervisão em grupo na qual o supervisor pode modelar diretamente os comportamentos do terapeuta no que se referem a habilidades terapêuticas utilizadas em caso clínico. Como isso é feito?
Os alunos são divididos em grupos de até 6 terapeutas e cada grupo fica resposável pelo atendimento de um caso clínico (os pacientes são fornecidos pela coordenação do curso e estão cientes de que estão sendo atendidos nesse contexto). Durante a sessão de atendimento, que acontece de forma online, o terapeuta da vez atende o caso e os demais participantes do grupo e supervisor(es) ficam na sala, com a câmera o microfone fechados. Ao final de cada atendimento, o grupo comenta as escolhas e intervenções do dia e se prepara para a próxima sessão, que será conduzida por outro membro do mesmo grupo na semana subsequente.
O conteúdo programático da nossa formação abrangerá disciplinas fundamentais, garantindo que o preparo dos nossos alunos será o mais completo e competitivo de todo o mercado digital. Já são mais de 200 alunos formados!
Psicoterapias analítico comportamentais: desenvolvimento histórico, fundamentos filosóficos.
Objetivos: Ao final da disciplina o aluno deve ser capaz de identificar os principais marcos históricos do desenvolvimento das terapias comportamentais e caracterizar os princípios filosóficos que subjazem a Análise do Comportamento enquanto ciência.
Pragmatismo, funcionalismo e selecionismo. Conceituação de Análise Funcional. Apresentação de análises funcionais. Classes de comportamentos clinicamente relevantes: os antecedentes, consequentes e outros determinantes do comportamento. Derivações do tratamento a partir da análise funcional.
Objetivos: Ao final da disciplina, os alunos deverão estar aptos a identificar e definir as principais bases conceituais da Análise do Comportamento, a saber, o Pragmatismo, o Funcionalismo e o Selecionismo. Além disso, os alunos deverão reconhecer os conceitos básicos da análise funcional, como Estímulo Discriminativo, Resposta, Estímulo Reforçador e Aversivo, assim como os processos comportamentais de Reforçamento, Punição e Extinção. Os alunos deverão estar capacitados a usar tais conceitos em Análises Funcionais molares e moleculares, assim como desenvolver análises complexas de casos clínicos, identificando a história de aquisição, manutenção e mudança de classes de respostas.
Comportamento verbal, os operantes verbais, o estudo do comportamento verbal em Skinner e a RFT
Objetivos: Descrever a abordagem skinneriana do comportamento verbal, relacionando-a à prática clínica. Discutir os principais conceitos da Teoria das Molduras Relacionais (Relational Frame Theory - RFT) relacionadas ao comportamento verbal, e sua relação com a prática clínica.
Histórico dos modelos experimentais de psicopatologia; Critérios atuais de validação dos modelos experimentais; Fundamentos dos modelos experimentais; Perspectivas e questionamentos acerca dos modelos experimentais; Aspectos éticos dos modelos de psicopatologia; Modelos de Apego e suas relações com os Transtornos de Personalidade; Modelos de Depressão: Extinção, Reforço Livre, Desamparo Aprendido, Estresse Crônico Moderado; Modelos de Ansiedade: supressão condicionada; Modelos de Outras Patologias: Inibição Latente e suas relações com a Esquizofrenia; A concepção transdiagnóstica da Psicopatologia.
Objetivos: apresentar e discutir análogos experimentais de relações organismo / ambiente que reproduzem alguns aspectos observados em fenômenos classificados como psicopatológicos, sob o enfoque da análise do comportamento.
A relação terapêutica e as habilidades terapêuticas básicas do analista do comportamento. Instrumentos básicos das sessões terapêuticas: entrevista, observação de comportamento, análise funcional, técnicas aplicadas. A relação terapêutica. Comportamento governado por regras e comportamento controlado por contingências na relação terapêutica. Aplicabilidade das técnicas e recursos terapêuticos.
Objetivos: ao final do curso o aluno deverá saber fazer a análise das contingências da situação clínica, planejar e implementar as estratégias de mudança e avaliar a mudança do repertório do cliente.
Fundamentos epistemológicos do diagnóstico comportamental. Modelo de diagnóstico comportamental. Entrevista como instrumento para diagnóstico e análise funcional de problemas clínicos. Aspectos conceituais e estratégias de condução da entrevista.
Objetivos: Informar aos alunos os principais fundamentos epistemológicos e conceituais do diagnóstico e da entrevista comportamental; Ao final do módulo espera-se que o aluno torne-se capaz de realizar um esboço de diagnóstico comportamental e de conduzir entrevista clínica comportamental conforme os princípios e a filosofia da Análise do Comportamento.
Funções das intervenções em grupo. Aspectos a serem examinados no planejamento do trabalho com grupos. Planejamento de trabalhos com grupos. Coordenação de trabalhos com grupos. Âmbitos de atuação profissional no trabalho com grupos. Programação de condições para desenvolver comportamentos em grupos. Prevenção de problemas comportamentais por meio de intervenções em grupo.
Objetivos:
● Caracterizar funções do trabalho com grupos
● Identificar aspectos básicos a serem examinados no planejamento do trabalho com grupos
● Caracterizar comportamentos básicos constituintes da coordenação de atividades em grupos
● Avaliar relação entre o trabalho com grupos e a prevenção de problemas comportamentais
● Coordenar atividade de intervenção em grupo
Habilidades I - A relação terapêutica e as habilidades do terapeuta analista do comportamento. Instrumentos básicos das sessões terapêuticas: entrevista, observação de comportamento, análise funcional, técnicas aplicadas. A relação terapêutica. Comportamento governado por regras e comportamento controlado por contingências na relação terapêutica. Multidimensionalidade da interação terapêutica. O repertório de observação do terapeuta e os comportamentos não-vocais do cliente e do terapeuta. Controle de estímulos, equivalência e molduras relacionais. Contribuições da argumentação e do pensamento crítico para a condução da entrevista terapêutica. Aplicabilidade das técnicas e recursos terapêuticos. Características e possíveis efeitos de intervenções diretivas e reflexivas.
Objetivos. Os conceitos de controle de estímulos e responder relacional, com ênfase nas relações de equivalência e nos quadros relacionais, será apresentado como base teórica para a compreensão de relações verbais no contexto clínico e para o desenvolvimento de um repertório de observação, visando a autonomia do cliente.
Habilidades II - A formação do terapeuta analítico-comportamental. Papel da supervisão clínica no desenvolvimento de habilidades terapêuticas. Metodologias de ensino de habilidades terapêuticas. Proposta de supervisão clínica e de atendimento na modalidade online e em grupo. Adaptação do sistema multidimensional para a categorização de comportamentos na interação terapêutica . Estudos de caso da interação terapêutica.
Objetivos: Identificar as habilidades terapêuticas consideradas essenciais para o terapeuta analítico-comportamental desenvolver a prática clínica; Compreender o papel da supervisão clínica no desenvolvimento de habilidades terapêuticas; Avaliar, a partir de estudos publicados na literatura sobre formação de terapeutas, diferentes metodologias de ensino de habilidades terapêuticas; Apresentação da proposta de supervisão clínica e de atendimento na modalidade online e em grupo, no formato conhecido como “espelho”. Discutir as fichas de registro adaptados do modelo proposto por Zamignani (2007) do sistema multidimensional para a categorização de comportamentos na interação terapêutica e que serão utilizadas na metodologia do espelho (RHT e RCRVC); Discutir estudos de casos nos quais as Habilidades Terapêuticas foram medidas importantes.
História das terapias comportamentais; Relações entre descobertas científicas e as aplicações; as intervenções baseadas no reflexo; a modificação do comportamento; a Lei da Igualação e sua importância para a clínica; a concepção das terapias analítico-comportamentais; o comportamento verbal e sua importância na determinação dos problemas humanos e nas soluções para esses problemas; como se dá a terapia analítico-comportamental enquanto uma contingência verbal entrelaçada; Os resultados esperados da TAC; A contribuição da TAC para a PBE: as terapias baseadas em processos.
Objetivos: O aluno identificará cada um dos procedimentos clínicos dentro da abordagem por meio dos processos já conhecidos de controle do comportamento, seja do terapeuta, seja do cliente. Entrará em contato com alguns fundamentos da Terapia Analítico-Comportamental e descreverá sua própria atuação com os conceitos da Análise do Comportamento.
O estudo de caso como um modelo de investigação clínica. A Formulação de Caso na Terapia Analítico Comportamental. Seleção e Análise Funcional de Episódios Comportamentais relevantes para Avaliação Comportamental do Caso Clínico. Planejamento de estratégias de intervenção baseadas em evidências resultantes de modelos experimentais, da pesquisa aplicada e de estudos clínicos. Avaliação de resultados de Intervenções Comportamentais.
Objetivos: Identificar estratégias de investigação clínica para a formulação do caso clínico e de planejamento de intervenções comportamentais baseadas em evidências como parte do processo como processo da terapia analítico comportamental.
Psiquiatra e Analista do Comportamento: diferenças na formação e intervenção clínica. A postura colaborativa em equipe multiprofissional. Níveis de seleção do comportamento. Intervenções analítico-comportamentais em casos de TOC e pânico.
Objetivos: qualificar o terapeuta analítico-comportamental para:
- Construir com psiquiatras um relacionamento colaborativo em prol dos clientes;
- Promover nos clientes e seus familiares maior entendimento da condição psiquiátrica e das possibilidades oferecidas pela psicoterapia e tratamento médico (psicoeducação e outras intervenções promotoras da adesão aos tratamentos);
- Reconhecer os níveis de seleção do comportamento e suas implicações para transtornos psiquiátricos;
- Ser capaz de analisar funcionalmente os casos, com critérios para escolha de procedimentos como exposição e prevenção de respostas e outras formas de intervenção em TAC para TOC e Transtorno do Pânico.
Nessa disciplina serão trabalhados conceitos fundamentais, a condução da sessão e terapia, além de serem trabalhados manejos clínicos da Psicoterapia Analítico Funcional.
Objetivos: Apresentar aos alunos a importância dos relacionamentos interpessoais e a decorrente atuação do terapeuta FAP, utilizando o relacionamento terapêutico como mecanismo de mudança clínica. Permitir que os alunos sejam capazes de diferenciar o conteúdo da sessão de seu processo e compreender o manejo da sessão a fim de modelar novas respostas no repertório do cliente. Permitir que os alunos aprendam a fazer uma leitura precisa dos comportamentos de seus clientes, baseados em sua história, dia a dia e na vivência com o terapeuta.
Fundamentos teóricos da ACT. Contextualismo Funcional. A teoria dos quadros relacionais. Processos centrais em ACT e flexibilidade psicológica. Estratégias terapêuticas em modelo contextual.
Objetivos: A partir da compreensão das relações históricas da análise do comportamento, contextualismo funcional e terapias comportamentais de terceira geração, conhecer as bases teóricas e possíveis aplicações da terapia de aceitação e compromisso na prática clínica comportamental. Ao final da disciplina, o aluno deverá estar capacitado a reconhecer as bases conceituais do behaviorismo radical na ACT, compreender a relação entre análise funcional, formulação de objetivos e estratégias terapêuticas.
Atendimento clínico ao vivo. Supervisão pré e pós atendimento.
Objetivo: Modelagem direta de comportamentos do terapeuta no que se referem a habilidades terapêuticas utilizadas em caso clínico.
Métodologia: Atendimento clínico on-line em grupo de 6 alunos e 1 supervisor para condução da proposta terapêutica através da qual se modelam os comportamentos do terapeuta.
Todas as disciplinas contam com atividades prévias para nivelar conhecimentos e preparar para as aulas ao vivo.
Nossa equipe dispõe de uma proporção de menos de 8 alunos por pessoa. Além da coordenação, alunos tem o apoio da equipe acadêmica e monitores.
Turma online não precisa ser turma dispersa! Nossa estrutura conta com os mais avançados softwares de transmissão ao vivo, ambiente virtual, feedbacks e interação. Além, claro, de um grupo de whatsapp super animado.
Cursos reconhecidos pelo MEC e pela comunidade de analistas do comportamento do Brasil. Não é à toa que a maior parte dos nossos alunos chega por indicações de outros alunos e professores.
Para quem é completamente iniciante, acabou de sair da graduação e precisará, inclusive, de uma base um pouco mais robusta de análise do comportamento.
Para quem já tem alguns anos de carreira e já tem uma certa experiência clínica, mas sente que ainda precisa conhecer novos recursos e aprimorar habilidades.
Para quem já é experiente, mas sabe que o caminho para uma prática cada vez melhor é a formação contínua do terapeuta.
Preencha o formulário ao lado para entrar em contato e conversar com a nossa equipe.
A quem esse curso se destina?
Psicólogos e analistas do comportamento.
Quanto tempo dura o curso?
O curso tem duração total de 2 semestres (12 meses).
Qual o investimento necessário para fazer o curso?
O curso pode ser pago de 3 formas:
Primeiro boleto no ato da matrícula e demais a partir de fev/2025.
Quando acontecem as aulas?
Serão no mínimo 22 encontros teóricos e 10 encontros práticos entre março e dezembro de 2025, geralmente aos sábados entre 08h30-12h00 e 13h30-16h00. Além disso, o que acontece a cada final de semana é também gravado e posteriormente disponibilizado para os alunos, de forma que cada um tem 15 dias para revisar todo o conteúdo.
O curso tem Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)?
O TCC não é obrigatório, mas disponibilizamos professores para orientar alunos em suas pesquisas acadêmicas, caso seja de seu interesse.
O curso é presencial, em Londrina/PR?
Não, todo o curso é feito online, via plataforma Zoom.
Como funciona a aula online?
Durante a aula os alunos que assistem via web têm acesso ao vivo a tudo o que estiver acontecendo na sala e também aos slides que estiverem sendo exibidos pelo professor. Além disso, através de um chat ou usando o microfone, você consegue mandar e responder perguntas.
Posso assistir às aulas gravadas?
Os encontros ficam gravados por 15 dias para que você possa revisar o conteúdo de cada encontro.
O curso é reconhecido pelo MEC?
Sim, clique aqui para ver o cadastro no e-MEC.
Instituto Continuum
Rua João Cândido, 1395 Londrina/PR
(43) 3029-9512 CEP: 86010-001
Instituto Continuum
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