Curso ao vivo, online | 540 h/aula | Ênfase prática
Para quem quer aprender de verdade os princípios da Análise do Comportamento e suas complexas aplicações a populações atípicas.
Vagas abertas para turma 2025!
Coordenador do Curso
Mateus Brasileiro
Olá!
Quando me convidara para montar esse curso, me falaram o seguinte: “Matheus, crie um curso que você gostaria de assistir”. Era esse o “temperinho” que estávamos procurando.
Então, como estou na área da Análise do Comportamento Aplicada ao TEA, praticamente desde o início dela aqui no Brasil, eu tive e tenho a sorte de conhecer muita gente da área. Já li e assisti muita coisa importante, de gente extremamente capacitada em uma infinidade de congressos, bancas e projetos.
E eu vou confessar: Eu fui chamando aqueles professores que eu queria ver mesmo! Eu pensava “Quero ver essa pessoa falando, eu quero assistir essa aula da professora tal, eu gosto de ir num congresso para ver aquele ali...”.
Então, quem está hoje no curso são as pessoas de quem eu gosto, em quem eu confio e acredito. Pessoas que até hoje me ensinam muito! E tenho certeza de que poderão ensinar você também!
A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é uma ciência voltada para a compreensão e modificação do comportamento humano, baseada na observação e manipulação de variáveis ambientais. A ABA se destaca por seu foco em comportamentos socialmente relevantes e por utilizar intervenções que demonstram uma relação direta entre as ações aplicadas e as mudanças observadas no comportamento. Essa abordagem, frequentemente aplicada a crianças com autismo e outros transtornos do desenvolvimento, visa promover a aquisição de habilidades sociais, de comunicação, autocuidado e habilidades acadêmicas, com o objetivo de aumentar a independência dos indivíduos. A intervenção é contínua, acompanhada pela coleta de dados, o que garante que os resultados sejam consistentes e duradouros, além de permitir a generalização e manutenção dos comportamentos em diferentes contextos, como em casa, na escola ou na clínica. A ABA, diferentemente de um método rígido, é uma ciência baseada em princípios behavioristas que se adapta às necessidades específicas de cada pessoa.
Coord. do Curso
Doutorado em Experimental - PUC/SP
Doutora em Educação - UFPI
Doutorado em Análise do Comportamento - UEL
Doutorado em Educação Especial - UFscar, BCBA e QBA.
Doutoranda em Psicologia - Ufscar
Doutora em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - UNESP
Doutorado em Psicologia - UFSC
Mestre em Psicologia (USP)
Mestrado em Psicologia Experimental - PUC/SP
Mestre Psicologia Experimental - USP
Mestrado em Análise do Comportamento - PUC SP
Doutoranda em Análise Experimental do Comportamento - UFSCar
Doutorado em Psicologia Experimental - USP. BCBA-D
Doutoranda em Ciências da Educação - Universidade do Porto
Doutor em Psicologia Experimental - USP
Mestrado em Análise do Comportamento - UEL
Doutorado em Educação Especial - Ufscar
Doutorando em Psicologia Clínica - Ufscar
Mestre em Ciências do Comportamento - UnB. BCBA.
Doutorando em Psicologia Experimental na PUC/SP
Médica. Doutorado em Ciências da Saúde - Sírio Libanês
Mestre em Análise do Comportamento - Instituto Par
Doutorado em Psicologia Experimental - PUC/SP
O conteúdo programático da nossa formação abrangerá disciplinas fundamentais, garantindo que o preparo dos nossos alunos será o mais completo e competitivo possível!
a) Noções básicas de desenvolvimento humano; b) as etapas do desenvolvimento motor, visual, verbal e social; c) os critérios diagnósticos do TEA no CID-10 e no DSM-V; d) histórico do desenvolvimento do diagnóstico de autismo, das primeiras descrições à noção atual de espectro; e) sinais precoces de autismo; f) as causas do autismo e a dicotomia “ambiente x genética”.
a)Noção de comportamento; b) comportamento respondente e comportamento operante; c) reforçamento e classificação de reforçadores; d) extinção operante e extinção respondente; e) esquemas de reforçamento: reforçamento contínuos e esquemas intermitentes; f) discriminação simples; g) discriminação condicional e equivalência de estímulos; h) ensino de repertório novo: modelagem, modelação e encadeamento; i) controle aversivo; j) operações motivadoras.
a) Behaviorismo radical e análise do comportamento; b) a divisão da análise do comportamento em três áreas: experimental, aplicada e prestação de serviços; c) ética na prestação de serviços de saúde; d) Aspectos éticos da atuação com crianças e adolescentes; e) ética na atuação com autismo; f) ética e análise do comportamento aplicada.
a) por que aprender a observar, registrar e construir gráficos; b) seleção de classes de resposta; c) dimensões mensuráveis do comportamento; d) registro de frequência; e) extensão e locus temporal; f) topografia e magnitude da resposta; g) registro direto e indireto; h) registro contínuo x descontínuo; i) registro descritivo; j) análise de contingências.
a) métodos de avaliação comportamental; b) definição de comportamento alvo; c) avaliações funcionais indiretas; d) avaliações funcionais diretas; e) análise de dados; f) análise funcional experimental.
a) Os alcances e limites dos protocolos padronoizados de avaliação; b) Porque e como utilizar um protocolo de avaliação; c)Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program (VB-MAPP); d) Assessement of Basic Learning and Language Skills (ABLLS); e) Socially Savvy.
a) apresentação do conceito: o comportamento verbal como um tipo especial de operante; b) a relação falante e ouvinte no episódio verbal; c) os operantes verbais: mando, tato, ecóico e intraverbal; d) etapas do desenvolvimento da linguagem na criança; e) a escolha da topografia de comunicação adequada; f) avaliação do comportamento verbal: importância, medidas e instrumentos; g) elaboração de um plano individualizado para o ensino do comportamento verbal; h) treino básico de ouvinte; i) treino dos operantes verbais: mando, tato, ecóico e intraverbal; j) treino de ouvinte avançado (receptivo por classe, característica e função); k) naming: definição e estratégias de promoção da interdependência entre operantes verbais.
Técnicas e Estratégias de Intervenção:
a) princípios da ABA na intervenção de crianças com autismo; b) treinos naturalísticos x treino de tentativas discretas; c) Pré-requisitos para a intervenção: ensinando comportamentos de aluno (sentar, esperar, aceitar retirada do brinquedo, mando); d) fortalecendo comportamento via reforçamento contínuo; e) o papel dos esquemas intermitentes na manutenção do comportamento; f) utilizando a economia de fichas na intervenção; g) modelagem: definição e guia para implementação eficaz; h) modelação: definição e guia para treino de imitação; i) manejo de variáveis antecedentes e ensino sem erro; j) análise de tarefas e encadeamento (o que é, porque utilizar e métodos de como fazer); l) manejo de comportamentos problema: identificação de função e intervenções (consequentes e antecedentes); m) promoção de mudança comportamental generalizada.
Manejo de Comportamentos Complexos:
a) Avaliação e intervenção sobre habilidades de autocuidado; b) restrição alimentar: avaliação e tratamentos possíveis; c) procedimentos para tratamento de distúrbios do sono; d) ensino do repertório de brincar; e) ensino do brincar cooperativo e atenção compartilhada; f) ensino de habilidades sociais complexas; g) ensino de habilidades de automonitoramento e autogerenciamento; orientação e treinamento de pais e staff.
a) observação direta do comportamento; b) definição de respostas; c) estímulos consequentes reforçadores e punidores; d) estímulos antecedentes eliciadores e evocativos; e) extinção respondente e operante; f) operações motivadoras de privação e saciação.
a) O que é ciência; b) correlação e contiguidade; c) método experimental; d) pesquisa básica e pesquisa aplicada; e) delineamento de sujeito único; f) variáveis dependentes e independentes; g) delineamento AB; h) delineamento de reversão; i) delineamento de mudança de critério; j) delineamento de linha de base múltipla; k) delineamento de mudança de critério; i) delineamento de tratamentos alternados.
a) utilização de pistas visuais; b) criando materiais para melhoria da aprendizagem escolar; c) adaptando materiais para aumentar a atenção e engajamento da criança; d) o uso de materiais adaptados para o treino do brincar e de habilidades sociais; e) construção de materiais para o automonitoramento; f) materiais para facilitar a previsibilidade e o controle de situações; g) criação de materiais para auto regulação
a) prioridades de intervenção e seleção de comportamentos-alvo; b) objetivos de intervenção a curto, médio e longo prazo; c) cusp comportamental; d) desenvolvimento de programas de ensino.
Todas as disciplinas contam com atividades prévias para nivelar conhecimentos e preparar para as aulas ao vivo.
Nossa equipe dispõe de uma proporção de menos de 8 alunos por pessoa. Além da coordenação, alunos tem o apoio da equipe acadêmica e monitores.
Turma online não precisa ser turma dispersa! Nossa estrutura conta com os mais avançados softwares de transmissão ao vivo, ambiente virtual, feedbacks e interação. Além, claro, de um grupo de whatsapp super animado.
Cursos reconhecidos pelo MEC e pela comunidade de analistas do comportamento do Brasil. Não é à toa que a maior parte dos nossos alunos chega por indicações de outros alunos e professores.
Para quem é completamente iniciante, acabou de sair da graduação e precisará, inclusive, de uma base um pouco mais robusta de análise do comportamento.
Para quem já tem alguns anos de carreira e já tem uma certa experiência, mas sente que ainda precisa conhecer novos recursos e aprimorar habilidades.
Para quem já é experiente, mas quer continuar se aperfeiçoando e sabe que o caminho para uma prática cada vez melhor é a formação contínua do terapeuta.
Preencha o formulário ao lado para entrar em contato e conversar com a nossa equipe.
A quem esse curso se destina?
Psicólogos e profissionais de outras áreas da Educação ou saúde como Fonoaudiologia, Medicina, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição.
Quanto tempo dura o curso?
O curso tem duração total de 4 semestres (24 meses).
Qual o investimento necessário para fazer o curso?
O curso pode ser pago de 3 formas:
Primeiro boleto no ato da matrícula e demais a partir de fev/2025.
Quando acontecem as aulas?
Geralmente às sextas à noite (18h00-22h00) e aos sábados entre 08h30-12h00 e 13h30-16h00, quinzenalmente. Além disso, o que acontece a cada final de semana é também gravado e posteriormente disponibilizado para os alunos, de forma que cada um tem 15 dias para revisar todo o conteúdo (as presenças ao vivo são requisitos para aprovação). No terceiro semestre do curso começam os encontros de supervisão.
O curso tem Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)?
O TCC não é obrigatório, mas disponibilizamos professores para orientar alunos em suas pesquisas acadêmicas, caso seja de seu interesse.
O curso é presencial, em Londrina/PR?
Não, todo o curso é feito online, via plataforma Zoom.
Como funciona a aula online?
Durante a aula os alunos que assistem via web têm acesso ao vivo a tudo o que estiver acontecendo na sala e também aos slides que estiverem sendo exibidos pelo professor. Além disso, através de um chat ou usando o microfone, você consegue mandar e responder perguntas.
Posso assistir às aulas gravadas?
Os encontros ficam gravados por 15 dias para que você possa revisar o conteúdo de cada encontro.
O curso é reconhecido pelo MEC?
Instituto Continuum
Rua João Cândido, 1395 Londrina/PR
(43) 3029-9512 CEP: 86010-001
Instituto Continuum
Rua João Cândido, 1395 Londrina/PR
(43) 3029-9512 CEP: 86010-001