Logo

Aulas síncronas, com câmeras abertas e profunda interação com professores e colegas.

Curso com supervisão, ótima base teórica e os melhores professores do país.

Garantir minha vaga | Turma 2025

Curso ao vivo, online | 540 h/aula | Ênfase prática

Para quem quer aprender de verdade os princípios da Análise do Comportamento e suas complexas aplicações a populações atípicas.


Vagas abertas para turma 2025!

Coordenador do Curso

Mateus Brasileiro

Olá!


Quando me convidara para montar esse curso, me falaram o seguinte: “Matheus, crie um curso que você gostaria de assistir”. Era esse o “temperinho” que estávamos procurando.


Então, como estou na área da Análise do Comportamento Aplicada ao TEA, praticamente desde o início dela aqui no Brasil, eu tive e tenho a sorte de conhecer muita gente da área. Já li e assisti muita coisa importante, de gente extremamente capacitada em uma infinidade de congressos, bancas e projetos.


E eu vou confessar: Eu fui chamando aqueles professores que eu queria ver mesmo! Eu pensava “Quero ver essa pessoa falando, eu quero assistir essa aula da professora tal, eu gosto de ir num congresso para ver aquele ali...”.


Então, quem está hoje no curso são as pessoas de quem eu gosto, em quem eu confio e acredito. Pessoas que até hoje me ensinam muito! E tenho certeza de que poderão ensinar você também!

Quero ser avisado da próxima turma
Quero saber mais!

O que é a Análise do Comportamento Aplicada?

A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é uma ciência voltada para a compreensão e modificação do comportamento humano, baseada na observação e manipulação de variáveis ambientais. A ABA se destaca por seu foco em comportamentos socialmente relevantes e por utilizar intervenções que demonstram uma relação direta entre as ações aplicadas e as mudanças observadas no comportamento. Essa abordagem, frequentemente aplicada a crianças com autismo e outros transtornos do desenvolvimento, visa promover a aquisição de habilidades sociais, de comunicação, autocuidado e habilidades acadêmicas, com o objetivo de aumentar a independência dos indivíduos. A intervenção é contínua, acompanhada pela coleta de dados, o que garante que os resultados sejam consistentes e duradouros, além de permitir a generalização e manutenção dos comportamentos em diferentes contextos, como em casa, na escola ou na clínica. A ABA, diferentemente de um método rígido, é uma ciência baseada em princípios behavioristas que se adapta às necessidades específicas de cada pessoa.

Que habilidades um(a) analista do comportamento precisa apresentar para atuar com esse público?

  • Identificar e descrever as etapas esperadas para diferentes faixas etárias do desenvolvimento infantil-juvenil
  • Identificar e descrever os elementos diagnósticos e sintomas relacionados ao TEA
  • Reconhecer, discutir e utilizar condutas éticas na prestação de serviço ABA
  • Definir os princípios, conceitos e processos comportamentais básicos bem como identificar tais aspectos em situações simuladas e práticas de avaliações e aplicações.
  • Reconhecer e descrever as principais características do método experimental e sua relação com as intervenções ABA
  • Reconhecer, descrever e exemplificar utilizações dos principais delineamentos experimentais de sujeito único
  • Reconhecer e utilizar diferentes formas de observação e medidas do comportamento
  • Planejar e conduzir uma avaliação de comportamentos
  • Estabelecer objetivos comportamentais para intervenção
  • Criar e descrever um plano de intervenção
  • Utilizar técnicas e estratégias para aplicação adequada de um plano de intervenção
Quero mais informações

A diferença entre "bons cursos" e o iContinuum:

Conheça seus professores:

Mateus Brasileiro

Coord. do Curso

Doutorado em Experimental - PUC/SP

Aída Brito

Doutora em Educação - UFPI

André Connor De Méo Luiz

Doutorado em Análise do Comportamento - UEL

Ana Carolina Sella

Doutorado em Educação Especial - UFscar, BCBA e QBA.

Andrea Farias

Anne Carneiro

Doutoranda em Psicologia - Ufscar

Bárbara Guerra

Doutora em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - UNESP

Carolina Kracker

Carolina Vieira

Doutorado em Psicologia - UFSC

Cecília Brayner

Mestre em Psicologia (USP)

Deborah Paz

Mestrado em Psicologia Experimental - PUC/SP

Fernanda Bitondi

Mestre Psicologia Experimental - USP

Flavia Morais

Mestrado em Análise do Comportamento - PUC SP

Gabriela Esteves

Doutoranda em Análise Experimental do Comportamento - UFSCar

Henrique Costa Val

Doutorado em Psicologia Experimental - USP. BCBA-D

Kalvyn Nunes

Larissa Lacerda

Doutoranda em Ciências da Educação - Universidade do Porto

Luísa Pires

Doutor em Psicologia Experimental - USP

Maria Teresa Ferreira Côrtes

Mestrado em Análise do Comportamento - UEL

Paulo Chereguini

Doutorado em Educação Especial - Ufscar

Ramon Marin

Doutorando em Psicologia Clínica - Ufscar

Roberta Dias

Mestre em Ciências do Comportamento - UnB. BCBA.

Rodolfo Dib

Doutorando em Psicologia Experimental na PUC/SP

Rosa Magali Morais

Médica. Doutorado em Ciências da Saúde - Sírio Libanês

Tiago Florêncio

Mestre em Análise do Comportamento - Instituto Par

Vitória Bandeira

Doutorado em Psicologia Experimental - PUC/SP

Avise-me da próxima turma

Como está planejado o curso?

O conteúdo programático da nossa formação abrangerá disciplinas fundamentais, garantindo que o preparo dos nossos alunos será o mais completo e competitivo possível!

TEA e Desenvolvimento Infanto-Juvenil (20h/aula)

a) Noções básicas de desenvolvimento humano; b) as etapas do desenvolvimento motor, visual, verbal e social; c) os critérios diagnósticos do TEA no CID-10 e no DSM-V; d) histórico do desenvolvimento do diagnóstico de autismo, das primeiras descrições à noção atual de espectro; e) sinais precoces de autismo; f) as causas do autismo e a dicotomia “ambiente x genética”.


Conceitos Básicos (60h/aula)

a)Noção de comportamento; b) comportamento respondente e comportamento operante; c) reforçamento e classificação de reforçadores; d) extinção operante e extinção respondente; e) esquemas de reforçamento: reforçamento contínuos e esquemas intermitentes; f) discriminação simples; g) discriminação condicional e equivalência de estímulos; h) ensino de repertório novo: modelagem, modelação e encadeamento; i) controle aversivo; j) operações motivadoras.

Ética e Bases filosóficas da Análise do Comportamento

(20h/aula)

a) Behaviorismo radical e análise do comportamento; b) a divisão da análise do comportamento em três áreas: experimental, aplicada e prestação de serviços; c) ética na prestação de serviços de saúde; d) Aspectos éticos da atuação com crianças e adolescentes; e) ética na atuação com autismo; f) ética e análise do comportamento aplicada.

Oficina de Observação e Registro (25h/aula)

a) por que aprender a observar, registrar e construir gráficos; b) seleção de classes de resposta; c) dimensões mensuráveis do comportamento; d) registro de frequência; e) extensão e locus temporal; f) topografia e magnitude da resposta; g) registro direto e indireto; h) registro contínuo x descontínuo; i) registro descritivo; j) análise de contingências.

Avaliação do comportamento I e II (40h/aula)

a) métodos de avaliação comportamental; b) definição de comportamento alvo; c) avaliações funcionais indiretas; d) avaliações funcionais diretas; e) análise de dados; f) análise funcional experimental.

Protocolos de Avaliação (20h/aula)

a) Os alcances e limites dos protocolos padronoizados de avaliação; b) Porque e como utilizar um protocolo de avaliação; c)Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program (VB-MAPP); d) Assessement of Basic Learning and Language Skills (ABLLS); e) Socially Savvy.

Comportamento Verbal (60h/aula)

a) apresentação do conceito: o comportamento verbal como um tipo especial de operante; b) a relação falante e ouvinte no episódio verbal; c) os operantes verbais: mando, tato, ecóico e intraverbal; d) etapas do desenvolvimento da linguagem na criança; e) a escolha da topografia de comunicação adequada; f) avaliação do comportamento verbal: importância, medidas e instrumentos; g) elaboração de um plano individualizado para o ensino do comportamento verbal; h) treino básico de ouvinte; i) treino dos operantes verbais: mando, tato, ecóico e intraverbal; j) treino de ouvinte avançado (receptivo por classe, característica e função); k) naming: definição e estratégias de promoção da interdependência entre operantes verbais.

Técnicas e estratégias de Intervenção / Manejo de Comportamentos Complexos (90h/aula)

Técnicas e Estratégias de Intervenção:

a) princípios da ABA na intervenção de crianças com autismo; b) treinos naturalísticos x treino de tentativas discretas; c) Pré-requisitos para a intervenção: ensinando comportamentos de aluno (sentar, esperar, aceitar retirada do brinquedo, mando); d) fortalecendo comportamento via reforçamento contínuo; e) o papel dos esquemas intermitentes na manutenção do comportamento; f) utilizando a economia de fichas na intervenção; g) modelagem: definição e guia para implementação eficaz; h) modelação: definição e guia para treino de imitação; i) manejo de variáveis antecedentes e ensino sem erro; j) análise de tarefas e encadeamento (o que é, porque utilizar e métodos de como fazer); l) manejo de comportamentos problema: identificação de função e intervenções (consequentes e antecedentes); m) promoção de mudança comportamental generalizada.


Manejo de Comportamentos Complexos:

a) Avaliação e intervenção sobre habilidades de autocuidado; b) restrição alimentar: avaliação e tratamentos possíveis; c) procedimentos para tratamento de distúrbios do sono; d) ensino do repertório de brincar; e) ensino do brincar cooperativo e atenção compartilhada; f) ensino de habilidades sociais complexas; g) ensino de habilidades de automonitoramento e autogerenciamento; orientação e treinamento de pais e staff.

Oficina de Contingências (25h/aula)

a) observação direta do comportamento; b) definição de respostas; c) estímulos consequentes reforçadores e punidores; d) estímulos antecedentes eliciadores e evocativos; e) extinção respondente e operante; f) operações motivadoras de privação e saciação.

Delineamentos Experimentais (40h/aula)

a) O que é ciência; b) correlação e contiguidade; c) método experimental; d) pesquisa básica e pesquisa aplicada; e) delineamento de sujeito único; f) variáveis dependentes e independentes; g) delineamento AB; h) delineamento de reversão; i) delineamento de mudança de critério; j) delineamento de linha de base múltipla; k) delineamento de mudança de critério; i) delineamento de tratamentos alternados.

Construção de Materiais (25h/aula)

a) utilização de pistas visuais; b) criando materiais para melhoria da aprendizagem escolar; c) adaptando materiais para aumentar a atenção e engajamento da criança; d) o uso de materiais adaptados para o treino do brincar e de habilidades sociais; e) construção de materiais para o automonitoramento; f) materiais para facilitar a previsibilidade e o controle de situações; g) criação de materiais para auto regulação

Elaboração de Planos de Ensino (40h/aula)

a) prioridades de intervenção e seleção de comportamentos-alvo; b) objetivos de intervenção a curto, médio e longo prazo; c) cusp comportamental; d) desenvolvimento de programas de ensino.

Supervisão I e II (120h/aula)

Quero entrar em contato

Roteiros de Leitura e bibliografia indicada

Todas as disciplinas contam com atividades prévias para nivelar conhecimentos e preparar para as aulas ao vivo.

Suporte Técnico e Pedagógico

Nossa equipe dispõe de uma proporção de menos de 8 alunos por pessoa. Além da coordenação, alunos tem o apoio da equipe acadêmica e monitores.

Interação e Comunidade

Turma online não precisa ser turma dispersa! Nossa estrutura conta com os mais avançados softwares de transmissão ao vivo, ambiente virtual, feedbacks e interação. Além, claro, de um grupo de whatsapp super animado.

Certificação

Cursos reconhecidos pelo MEC e pela comunidade de analistas do comportamento do Brasil. Não é à toa que a maior parte dos nossos alunos chega por indicações de outros alunos e professores.

Avise-me da próxima turma

PARA QUEM É ESSA FORMAÇÃO?

Para quem é completamente iniciante, acabou de sair da graduação e precisará, inclusive, de uma base um pouco mais robusta de análise do comportamento.

Para quem já tem alguns anos de carreira e já tem uma certa experiência, mas sente que ainda precisa conhecer novos recursos e aprimorar habilidades.

Para quem já é experiente, mas quer continuar se aperfeiçoando e sabe que o caminho para uma prática cada vez melhor é a formação contínua do terapeuta.

Quero saber quando abrirem as próximas vagas

Sua inscrição dá acesso a:

Sua inscrição dá acesso a:

  • 500+ horas/aula de curso
  • Interação com respeitados professores do Brasil
  • Certificado válido pelo MEC
  • 15 dias para rever as gravações das aulas
  • 100+ horas de supevisão
  • Materiais complementares de todas as disciplinas
  • Suporte técnico e pedagógico
  • 500+ horas/aula de curso
  • Interação com respeitos professores do Brasil
  • Certificado válido pelo MEC
  • 15 dias para rever as gravações das aulas
  • 100+ horas de supevisão
  • Materiais complementares de todas as disciplinas
  • Suporte técnico e pedagógico
  • Roteiros preparatórios de leitura

Por 36x de:

R$638,00

Quero garantir minha vaga agora!

Chegou a hora de começar um novo desafio!

Preencha o formulário ao lado para entrar em contato e conversar com a nossa equipe.

PREENCHA PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES E PRÓXIMOS PASSOS

Perguntas Frequentes:

A quem esse curso se destina?

Psicólogos e profissionais de outras áreas da Educação ou saúde como Fonoaudiologia, Medicina, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição.


Quanto tempo dura o curso?

O curso tem duração total de 4 semestres (24 meses).


Qual o investimento necessário para fazer o curso?

O curso pode ser pago de 3 formas:

  • 36x de 638,00
  • 24x de 909,15
  • 10x de 2067,00


Primeiro boleto no ato da matrícula e demais a partir de fev/2025.


Quando acontecem as aulas?

Geralmente às sextas à noite (18h00-22h00) e aos sábados entre 08h30-12h00 e 13h30-16h00, quinzenalmente. Além disso, o que acontece a cada final de semana é também gravado e posteriormente disponibilizado para os alunos, de forma que cada um tem 15 dias para revisar todo o conteúdo (as presenças ao vivo são requisitos para aprovação). No terceiro semestre do curso começam os encontros de supervisão.

O curso tem Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)?

O TCC não é obrigatório, mas disponibilizamos professores para orientar alunos em suas pesquisas acadêmicas, caso seja de seu interesse.


O curso é presencial, em Londrina/PR?

Não, todo o curso é feito online, via plataforma Zoom.


Como funciona a aula online?

Durante a aula os alunos que assistem via web têm acesso ao vivo a tudo o que estiver acontecendo na sala e também aos slides que estiverem sendo exibidos pelo professor. Além disso, através de um chat ou usando o microfone, você consegue mandar e responder perguntas.


Posso assistir às aulas gravadas?

Os encontros ficam gravados por 15 dias para que você possa revisar o conteúdo de cada encontro.


O curso é reconhecido pelo MEC?

Sim!


Instituto Continuum

Rua João Cândido, 1395 Londrina/PR

(43) 3029-9512 CEP: 86010-001

Instituto Continuum

Rua João Cândido, 1395 Londrina/PR

(43) 3029-9512 CEP: 86010-001