Curso ao vivo, online | 540 h/aula | Ênfase prática
Para quem quer aprender de verdade os princípios da Análise do Comportamento e suas complexas aplicações a populações atípicas.
Vagas abertas para turma 2025!
Coordenadora do Curso
Helena Meletti
Olá!
Sou Helena Meletti, tenho 33 anos e sou de São Paulo. Sempre brinco que sou filha e neta da PUC, porque meu pai, minha mãe e meu irmão passaram por lá – e eu segui o mesmo caminho. Foi na PUC-SP que me formei em Psicologia, fiz mestrado e doutorado em Psicologia Experimental e desenvolvi meu olhar de cientista e investigadora.
Ao mesmo tempo, fui construindo algo que me enche de orgulho: a Entremeio, um projeto que atende pessoas com autismo e outros transtornos do desenvolvimento. Com uma equipe de 60 profissionais, acolhemos e atendemos pessoas de todo o Brasil. Lá, atuo como supervisora, gestora e empreendedora – funções que ampliaram meu repertório e me aproximaram ainda mais da prática.
Receber o convite para coordenar a Pós-Graduação em ABA ao TEA do Instituto Continuum, em parceria com a díade|lab, foi algo que mexeu muito comigo. Sinto um enorme orgulho e uma grande responsabilidade em assumir esse desafio. Quero contribuir para a formação de profissionais preparados para os desafios reais da área – desafios que eu e os professores do curso também enfrentamos no dia a dia. E estou muito animada para essa jornada com vocês!
A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é uma ciência voltada para a compreensão e modificação do comportamento humano, baseada na observação e manipulação de variáveis ambientais. A ABA se destaca por seu foco em comportamentos socialmente relevantes e por utilizar intervenções que demonstram uma relação direta entre as ações aplicadas e as mudanças observadas no comportamento. Essa abordagem, frequentemente aplicada a crianças com autismo e outros transtornos do desenvolvimento, visa promover a aquisição de habilidades sociais, de comunicação, autocuidado e habilidades acadêmicas, com o objetivo de aumentar a independência dos indivíduos. A intervenção é contínua, acompanhada pela coleta de dados, o que garante que os resultados sejam consistentes e duradouros, além de permitir a generalização e manutenção dos comportamentos em diferentes contextos, como em casa, na escola ou na clínica. A ABA, diferentemente de um método rígido, é uma ciência baseada em princípios behavioristas que se adapta às necessidades específicas de cada pessoa.
Doutorado em Experimental - PUC/SP
Doutora em Educação - UFPI
Doutorado em Análise do Comportamento - UEL
Doutorado em Educação Especial - UFscar, BCBA e QBA.
Doutoranda em Psicologia - Ufscar
Doutora em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - UNESP
Doutorado em Psicologia - UFSC
Mestre em Psicologia (USP)
Mestrado em Psicologia Experimental - PUC/SP
Mestre Psicologia Experimental - USP
Mestrado em Análise do Comportamento - PUC SP
Doutoranda em Análise Experimental do Comportamento - UFSCar
Doutorado em Psicologia Experimental - USP. BCBA-D
Doutoranda em Ciências da Educação - Universidade do Porto
Doutor em Psicologia Experimental - USP
Mestrado em Análise do Comportamento - UEL
Doutorado em Educação Especial - Ufscar
Doutorando em Psicologia Clínica - Ufscar
Mestre em Ciências do Comportamento - UnB. BCBA.
Doutorando em Psicologia Experimental na PUC/SP
Médica. Doutorado em Ciências da Saúde - Sírio Libanês
Mestre em Análise do Comportamento - Instituto Par
Doutorado em Psicologia Experimental - PUC/SP
O conteúdo programático da nossa formação abrangerá disciplinas fundamentais, garantindo que o preparo dos nossos alunos será o mais completo e competitivo possível!
a) Noções básicas de desenvolvimento humano; b) as etapas do desenvolvimento motor, visual, verbal e social; c) os critérios diagnósticos do TEA no CID-10 e no DSM-V; d) histórico do desenvolvimento do diagnóstico de autismo, das primeiras descrições à noção atual de espectro; e) sinais precoces de autismo; f) as causas do autismo e a dicotomia “ambiente x genética”.
a)Noção de comportamento; b) comportamento respondente e comportamento operante; c) reforçamento e classificação de reforçadores; d) extinção operante e extinção respondente; e) esquemas de reforçamento: reforçamento contínuos e esquemas intermitentes; f) discriminação simples; g) discriminação condicional e equivalência de estímulos; h) ensino de repertório novo: modelagem, modelação e encadeamento; i) controle aversivo; j) operações motivadoras.
a) Behaviorismo radical e análise do comportamento; b) a divisão da análise do comportamento em três áreas: experimental, aplicada e prestação de serviços; c) ética na prestação de serviços de saúde; d) Aspectos éticos da atuação com crianças e adolescentes; e) ética na atuação com autismo; f) ética e análise do comportamento aplicada.
a) por que aprender a observar, registrar e construir gráficos; b) seleção de classes de resposta; c) dimensões mensuráveis do comportamento; d) registro de frequência; e) extensão e locus temporal; f) topografia e magnitude da resposta; g) registro direto e indireto; h) registro contínuo x descontínuo; i) registro descritivo; j) análise de contingências.
a) métodos de avaliação comportamental; b) definição de comportamento alvo; c) avaliações funcionais indiretas; d) avaliações funcionais diretas; e) análise de dados; f) análise funcional experimental.
a) Os alcances e limites dos protocolos padronoizados de avaliação; b) Porque e como utilizar um protocolo de avaliação; c)Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program (VB-MAPP); d) Assessement of Basic Learning and Language Skills (ABLLS); e) Socially Savvy.
a) apresentação do conceito: o comportamento verbal como um tipo especial de operante; b) a relação falante e ouvinte no episódio verbal; c) os operantes verbais: mando, tato, ecóico e intraverbal; d) etapas do desenvolvimento da linguagem na criança; e) a escolha da topografia de comunicação adequada; f) avaliação do comportamento verbal: importância, medidas e instrumentos; g) elaboração de um plano individualizado para o ensino do comportamento verbal; h) treino básico de ouvinte; i) treino dos operantes verbais: mando, tato, ecóico e intraverbal; j) treino de ouvinte avançado (receptivo por classe, característica e função); k) naming: definição e estratégias de promoção da interdependência entre operantes verbais.
Técnicas e Estratégias de Intervenção:
a) princípios da ABA na intervenção de crianças com autismo; b) treinos naturalísticos x treino de tentativas discretas; c) Pré-requisitos para a intervenção: ensinando comportamentos de aluno (sentar, esperar, aceitar retirada do brinquedo, mando); d) fortalecendo comportamento via reforçamento contínuo; e) o papel dos esquemas intermitentes na manutenção do comportamento; f) utilizando a economia de fichas na intervenção; g) modelagem: definição e guia para implementação eficaz; h) modelação: definição e guia para treino de imitação; i) manejo de variáveis antecedentes e ensino sem erro; j) análise de tarefas e encadeamento (o que é, porque utilizar e métodos de como fazer); l) manejo de comportamentos problema: identificação de função e intervenções (consequentes e antecedentes); m) promoção de mudança comportamental generalizada.
Manejo de Comportamentos Complexos:
a) Avaliação e intervenção sobre habilidades de autocuidado; b) restrição alimentar: avaliação e tratamentos possíveis; c) procedimentos para tratamento de distúrbios do sono; d) ensino do repertório de brincar; e) ensino do brincar cooperativo e atenção compartilhada; f) ensino de habilidades sociais complexas; g) ensino de habilidades de automonitoramento e autogerenciamento; orientação e treinamento de pais e staff.
a) observação direta do comportamento; b) definição de respostas; c) estímulos consequentes reforçadores e punidores; d) estímulos antecedentes eliciadores e evocativos; e) extinção respondente e operante; f) operações motivadoras de privação e saciação.
a) O que é ciência; b) correlação e contiguidade; c) método experimental; d) pesquisa básica e pesquisa aplicada; e) delineamento de sujeito único; f) variáveis dependentes e independentes; g) delineamento AB; h) delineamento de reversão; i) delineamento de mudança de critério; j) delineamento de linha de base múltipla; k) delineamento de mudança de critério; i) delineamento de tratamentos alternados.
a) utilização de pistas visuais; b) criando materiais para melhoria da aprendizagem escolar; c) adaptando materiais para aumentar a atenção e engajamento da criança; d) o uso de materiais adaptados para o treino do brincar e de habilidades sociais; e) construção de materiais para o automonitoramento; f) materiais para facilitar a previsibilidade e o controle de situações; g) criação de materiais para auto regulação
a) prioridades de intervenção e seleção de comportamentos-alvo; b) objetivos de intervenção a curto, médio e longo prazo; c) cusp comportamental; d) desenvolvimento de programas de ensino.
Todas as disciplinas contam com atividades prévias para nivelar conhecimentos e preparar para as aulas ao vivo.
Nossa equipe dispõe de uma proporção de menos de 8 alunos por pessoa. Além da coordenação, alunos tem o apoio da equipe acadêmica e monitores.
Turma online não precisa ser turma dispersa! Nossa estrutura conta com os mais avançados softwares de transmissão ao vivo, ambiente virtual, feedbacks e interação. Além, claro, de um grupo de whatsapp super animado.
Cursos reconhecidos pelo MEC e pela comunidade de analistas do comportamento do Brasil. Não é à toa que a maior parte dos nossos alunos chega por indicações de outros alunos e professores.
Para quem é completamente iniciante, acabou de sair da graduação e precisará, inclusive, de uma base um pouco mais robusta de análise do comportamento.
Para quem já tem alguns anos de carreira e já tem uma certa experiência, mas sente que ainda precisa conhecer novos recursos e aprimorar habilidades.
Para quem já é experiente, mas quer continuar se aperfeiçoando e sabe que o caminho para uma prática cada vez melhor é a formação contínua do terapeuta.
Preencha o formulário ao lado para entrar em contato e conversar com a nossa equipe.
A quem esse curso se destina?
Psicólogos e profissionais de outras áreas da Educação ou saúde como Fonoaudiologia, Medicina, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição.
Quanto tempo dura o curso?
O curso tem duração total de 4 semestres (24 meses).
Qual o investimento necessário para fazer o curso?
O curso pode ser pago de 3 formas:
Primeiro boleto no ato da matrícula e demais a partir de fev/2025.
Quando acontecem as aulas?
Geralmente às sextas à noite (18h00-22h00) e aos sábados entre 08h30-12h00 e 13h30-16h00, quinzenalmente. Além disso, o que acontece a cada final de semana é também gravado e posteriormente disponibilizado para os alunos, de forma que cada um tem 15 dias para revisar todo o conteúdo (as presenças ao vivo são requisitos para aprovação). No terceiro semestre do curso começam os encontros de supervisão.
O curso tem Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)?
O TCC não é obrigatório, mas disponibilizamos professores para orientar alunos em suas pesquisas acadêmicas, caso seja de seu interesse.
O curso é presencial, em Londrina/PR?
Não, todo o curso é feito online, via plataforma Zoom.
Como funciona a aula online?
Durante a aula os alunos que assistem via web têm acesso ao vivo a tudo o que estiver acontecendo na sala e também aos slides que estiverem sendo exibidos pelo professor. Além disso, através de um chat ou usando o microfone, você consegue mandar e responder perguntas.
Posso assistir às aulas gravadas?
Os encontros ficam gravados por 15 dias para que você possa revisar o conteúdo de cada encontro.
O curso é reconhecido pelo MEC?
Instituto Continuum
Rua João Cândido, 1395 Londrina/PR
(43) 3029-9512 CEP: 86010-001
Instituto Continuum
Rua João Cândido, 1395 Londrina/PR
(43) 3029-9512 CEP: 86010-001